Banner

Translate

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

De volta à ortodoxia

Assim também não dá!
Nem convidaram o Ministro Mantega para o road show com investidores internacionais para apresentação das concessões  em infraestrutura. Necessariamente, deveria ser o Ministro, formulador da política econômica nacional, a pessoa indicada para abrir o evento e apresentar os objetivos do governo central referente ao tema.
Mau sinal esse. Aponta para o desprestigio dentro do próprio governo em que sua política, de baixo crescimento e alta inflação, o lançou. Mas, assim também não dá. A presidente fez gestões que restituíssem a presença do ministro ao evento.
Ele tem se apressado em fazer declarações que pudessem reverter a desconfiança que amealhou junto aos empresários nacionais e junto aos capitais internacionais. Nos últimos dias, deixou claro que o câmbio não será usado como instrumento de combate à inflação. Mas, ainda ontem, o câmbio voltou a ficar abaixo dos R$ 2,00. Após a constatação do aumento dos valores dispendidos para custear a máquina pública, foi enfático: a política fiscal será anticíclica, mas responsável. Também não pegou bem. E, por fim, colocou uma minhoca na cabeça de todos os analistas financeiros, afirmando que a Taxa Selic poderia voltar a se mexer, uma vez que os instrumentos de combate à inflação estão nas mãos do Banco Central.
Francamente, não dá para entender. Parece uma recaída na ortodoxia mais radical. Ou o ministro mudou muito ou está lutando para não apear do cargo. Vale a mesma receita: assim também não dá, ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário