Banner

Translate

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mobile será o nome do jogo

Gartner entende que mobile dominará
o mercado em 2012

Pode até ser verdade. Pessoalmente, até me parece provável.
O instituto Gartner divulgou estudo que identifica as dez aplicações móveis de maior impacto no mercado mundial em 2012. Os critérios são: faturamento, inovação no modelo de negócios, penetração de mercado e percepção de valor (relação custo-benefício) pelo usuário.
Em ordem decrescente de importância, os serviços seriam: transferência de valores via SMS; serviços de localização; pesquisa móvel; navegação móvel; monitoramento móvel da saúde; mobile payment; serviços com near field communications; mobile advertising; IM móvel; e música móvel.
Sem dúvida, as coisa estão para o lado dos bancos, das agências de comunicação, das empresas de busca e de e-commerce. Parece razoável, mas não convence. Gostaria de imaginar se essa mobilidade é realmente o que deseja o consumidor.
Pode ser que a programação de seus pagamentos possa subsituir os esforços da autorização de cada pagamento. Pode ser que receber propagandas não seja o esporte favorito desse consumidor. Pode ser que sites, acessados por computadores, substituam com maior propriedade as informações sobre saúde. Será que essas previsões consideraram o processo decisório dos consumidores? Acho que, outra vez, corremos o risco de valorizamos as funcionalidades mais do que os benefícios que o consumidor percebe e valoriza. A conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário