Banner

Translate

quinta-feira, 10 de março de 2011

Moody´s rebaixa a dívida espanhola

Moody´s rebaixa a dívida espanhola
A dívida soberana da Espanha cai de Aa1 para Aa2, na classificação de risco da Moody’s. As explicações apontadas relacionam-se com as perspectivas negativas da economia espanhola e com o alto custo da reestruturação do sistema financeiro. A agência de classificação de risco acredita que esses custos serão maiores que os previstos pelo governo e vão desembocar no agravamento do déficit público.
A nota ainda afirma que o Governo da Espanha tem um limitado controle sobre as Comunidades Autônomas e enfatiza o fato de a economia do país apresenta perspectivas de recuperação apenas modestas, no curto e médio prazos.
A Espanha continua exposta às turbulências do mercado, demonstrando grandes vulnerabilidades, uma vez que apresenta imensa necessidade de financiamentos para fazer frente aos vencimentos dos papéis que representam suas dívidas, assim como para financiar as Comunidades Autônomas.
Por fim, com o intuito de não produzir maiores volatilidades nos mercados internacionais, no curto prazo, a Agência afirmou que as obrigações e os depósitos daquele país não ficam afetados pelo rebaixamento de hoje. Eles mantém suas notas em Aaa, a nota mais alta atribuída pela Moody’s, e igual à atribuída a Zona do Euro em cojunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário