Propaganda reduz credibilidade de blogs
Já sabíamos, mas agora o resultado confirmou-se por meio de estudo levado a cabo pela eMarketer, empresa especializada em análise de mídia digital.A matéria foi publicada na Folha de São Paulo, desse último sábado: mais de 34 milhões de mães usam a internet nos EUA (algo como toda a população da Argentina ou do Canadá). Para melhorar, estima-se que as mães são responsáveis por cerca de 80% dos gastos familiares.
Vai daí que na blogosfera as mães trocam suas experiências, opiniões, discutem suas vicissitudes familiares, etc. Os publicitários descobriram esse nicho. Com o raciocínio anterior, próprio das mídias off line, entenderam que o depoimento espontâneo de pessoas comuns, mas referenciadas do ponto de vista de suas expertises em administração doméstica, fizesse a diferença. Entraram pesado. Banners e postagens pagas se multiplicaram. As inocentes mommy blogs desmancham-se em elogios a produtos e marcas. Muitas vezes a estratégia é de submetê-las a um teste de produto, estimulando-as a comentar seus resultados nesses blogs.
Resultado: inicia-se a redução da credibilidade da mídia on line, ao invés de aumentar a credibilidade da marca. Um efeito reverso inusitado em termos de mídia off line. As pobres mães blogueiras estão perdendo sua pequena complementação orçamentária e adicionam-se às nossas discussões do próximo dia 17, no auditório da FEA-USP, sobre a ausência de um modelo de negócio que forneça sustentabilidade às açoões da mídia on line.
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