A receita da Reuters
A empresa de informação - Reuters - acaba de lançar um guia sobre coberturas para a web e uso de mídias sociais. Evidente que o viés é de uso jornalístico, mas adaptei para ser utilizado em empresas que pretendem fazer SAC ou CRM através de REDES SOCIAIS.Por ser uma ciência nova, vamos chamar de DICAS (e não regras):
DICA #1) ACURACIDADE: Todas as regras de apuração, identificação e checagem que são usadas em outras plataformas devem ser aplicadas à internet;
DICA #2) SEJA AUTÊNTICO: A MARCA não deve usar falsa identidade no mundo virtual, nem em chats etc. Deve sempre se identificar;
DICA #3) DÊ CRÉDITO AS FONTES: um dos dogmas da REDE é ser generoso.Deixe claro como você obteve a informação. Se um consumidor ou colaborador trouxe uma contribuição dê os devidos créditos;
DICA #4) O AUTOR É A MARCA: Pense antes de postar em blogs, twitter, fóruns etc. Usuários sempre entenderão que a informação/opinião postada é oficial da marca. Portanto pense nas conseqüências;
DICA #5) RELEVÂNCIA: Avalie sempre o material que é postado nas redes. Links que divulga no twitter/redes sociais podem afetar sua própria credibilidade;
DICA #6)PERTINÊNCIA: cada rede possui características próprias. Crie material distinto para LINKEDIN, FACEBOOK, ORKUT e TWITTER.
Essas são uma pequena contribuição para quem está iniciando o uso de MÍDIAS SOCIAIS nas empresas.Mais lenha para o debate do dia 17 de junho com o Prof. GRISI, UNILEVER E SANTANDER.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário