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quarta-feira, 16 de junho de 2010

Consumo de Mídias on-line e off-line

Amanhã teremos debate na USP
Discutir modelos de negócios para mídia on-line será o objeto das discussões. A esse propósito, os grandes jornais do país trazem, nessa semana, notícias muito interessantes:
1) A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE - divulgou relatório de pesquisa realizada em 31 países, apontando que os números de títulos e de circulação de jornais cresceram nos países emergentes. Em alguns países desenvolvidos a circulação de jornais impressos está em queda. Na Irlanda, Portugal, Turquia e Polonia a circulação está subindo e muito.
O relatório afirma ainda que nos países desenvolvidos a televisão e os jornais ainda são as maiores fontes de notícias, mas a internet tem crescido de maneira expressiva. A internet tem sido, na maioria das vezes, utilizada como um elemento complementar às informações obtidas em jornais.
O relatório ainda afirma que os leitores ativos de notícias off-line tendem a ler notícias on-line com maior intensidade.
A audiência das organizações de notícias, se combinados os meios impressos e a internet, estaria crescendo. Então qual a razão dos prejuízos? É que ninguém quer pagar por informações na internet. Será? (Folha de São Paulo 15/06/2010).
2) Audiência de sites aumenta durante os jogos da Copa. Isso acontece nos sites, twitter, nos portais, etc. (Valor Econômico de hoje)
A televisão e o rádio ligados e a internet bombando. Parece também que é um caso de combinação da mídias.
Portanto, as mídias terão que procurar seus respectivos shares, suas combinações de uso simultâneo ou complementar e, ainda, entender os usos e aplicações feitas por seus consumidores.
Que tal discutirmos isso amanhã?

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