Governo japonês manifesta otimismo
O Japão pode, no médio prazo, tornar-se mais uma alavanca para a recuperação mundial. Em relatório de avaliação sobre a economia, o governo japonês mostra novos avanços, atribuindo, ao aumento de suas exportações e dos investimentos, o ritmo mais forte de sua recuperação.
Remanesce, contudo, temores em relação à crise européia e de seus possíveis contágios sobre as economias asiáticas.Do ponto de vista interno, o maior problema continua sendo a deflação, obrigando o Banco Central Japonês (Bank of Japan) a manter o juro básico excessivamente reduzido (0,1% ao ano).
O governo desenha também uma nova estratégia de crescimento até o ano de 2020, assentada nos objetivos de crescimento dos níveis de emprego e de ampliação da demanda interna. Para dar suporte a esses objetivos as maiores estratégias consistem em progredir nos assuntos fiscais e em reduzir a dívida pública.
Essa decisão repercutirá positivamente em todos os mercados e deve trazer novas expectativas para o aumento do consumo e dos preços das commodities.
Nenhum comentário:
Postar um comentário