Alemanha bate recorde de emprego
em plena crise
A noticia vem da Federação Alemã de Câmaras de Comércio. O consumo cresceu 1,2% em 2011, configurando o melhor desempenho dos últimos dez anos. O número de pessoas empregadas também bateu recorde: 41 milhões de pessoas empregadas no pais nos últimos 20 anos.
Tradicionalmente, a Alemanha depende muito fortemente das exportações que faz para a Ásia e para toda a Europa. Em 2009, quando apercebeu-se da crise global. O governo alemão fez um claro esforço para ampliar o nível de emprego e da renda para impulsionar o mercado interno e reduzir sua vulnerabilidade ao encolhimento do mercado internacional.
A opção mostrou-se, agora, correta. Uma espécie de política anticiclica, que custou um déficit de 20 bilhões de euros, aproximadamente, para o orçamento do pais.
O presidente do Banco Central alemão, Jens Weidmann, reforça do o discurso de inicio de ano ca Chanceler Angela Merkel, advertiu o governo sob a necessidade de consolidação orçamentaria paras servir de exemplo aos países que compõem a união monetária.
Um bom exemplo, que pode servir de inspiração aos municípios e estados do Brasil. A União já começou a agir nesse sentido, e todos esperam que ela não se desvie desse rumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário