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sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fatos novos no Sistema Financeiro Nacional

Itaú e BTG Pactual ampliam suas lideranças

Veículo: DCI - 15/04/11 - 00:00 > FINANÇAS
Marcelle Gutierrez
São Paulo - O cenário do sistema bancário brasileiro é de consolidação nos próximos meses, com aquisições de bancos menores e fusões. O Itaú Unibanco anunciou a compra de 49% do banco Carrefour por R$ 725 milhões e na área de investimentos o BTG Pactual divulgou assinatura de memorando com o Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC). Para especialistas, a tendência é de concentração cada vez maior no sistema bancário local.
Segundo Celso Grisi, diretor presidente do Instituto de Pesquisa Fractal, fusões entre bancos menores são vantajosas, mas a compra feita pelos grandes bancos prejudica a concorrência. "Para controlar a situação financeira difícil de alguns bancos, o ideal seria o Banco Central incentivar os bancos pequenos e médios a se fundir para ter melhor situação concorrencial no mercado. Não é bom quando há somente quatro ou cinco players."
A concentração não é positiva também na opinião do professor de Economia da ESPM, José Eduardo Balian. "Nos Estados Unidos, há mais de três mil bancos. Aqui tem 160, mas a concentração está nos cinco grandes". Para Balian, enquanto for permitido pelo Banco Central, mais aquisições devem acontecer, o que pode gerar monopólio. Com a compra de 49 % do Banco CSF (Carrefour Soluções Financeiras) - Banco Carrefour, o Itaú Unibanco vai atuar na exclusividade em oferta e distribuição de produtos e serviços financeiros, securitários e previdenciários no Carrefour. A rede possui 163 hipermercados e supermercados e a bandeira Carrefour, com base de 12,5 milhões de cartões e carteira de crédito no valor de R$ 2,3 bilhões. O lucro em 2010 foi de R$ 155,4 milhões.
O Itaú Unibanco ainda aumenta sua capilaridade no segmento de varejo e participação nas redes de supermercados, no qual já possui parceria com o Grupo Pão de Açúcar, que inclui o Extra, Ponto Frio, Sendas, Assai Atacadista e Compre Bem. O lucro líquido do banco em 2010 foi de R$ 13,3 bilhões, com crescimento da carteira de crédito de pessoa física de 18,3%.
O diretor corporativo de Controladoria do Itaú Unibanco, Rogério Calderón, disse que a compra agrega um adicional excelente. "Aumentamos a participação em um segmento muito forte, com riscos compatíveis. Agrega na nossa estratégia de financiamento ao consumo, mais precisamente pessoa física. É algo muito bom, com aporte qualitativo e quantitativo."
Fortalecer a atuação no segmento de varejo e aumentar a rede de público atendido justifica a compra do banco Carrefour, segundo Celso Grisi. "No mercado brasileiro não existem outros bancos para serem adquiridos, o que resta é comprar outros nichos. O Itaú Unibanco foi novamente buscar opções de varejo para aumentar a penetração em financiamentos."
O especialista ainda acrescentou a oportunidade de atingir classes sociais emergentes. "Com o nicho específico do Carrefour, de varejo em supermercados, o banco amplia para o público de renda intermediária, que é um bom pagador". O diretor do Itaú Unibanco Rogério Calderón confirma o anseio: "Este movimento é mais um em relação as estratégias de consumo e penetração na baixa renda".
Ao ser questionado sobre a gestão administrativa do negócio, já que o Itaú Unibanco possui 49%, e os controladores, 51%, Calderón afirma que entram no plano de negócio já existente. "Compramos uma parcela com participação minoritária. A gestão será realizada em conjunto, devido a divisão societária, mas o controle fica com o Carrefour. É natural que a decisão de venda do Carrefour tenha interesse de participação do Itaú e vamos ajudar no desenvolvimento e financiamento de produtos. Mas nossa participação virá com o tempo". Em relação a produtos e bandeiras de cartões, o diretor diz que o banco Carrefour tem seu plano de negócios bem sucedido, que será seguido. "O principal produto desse negócio é o cartão de crédito e tem outros, como seguros. Mas o negócio é dinâmico e nada impede que tenha outros produtos", acrescentou Calderón.
BTG Pactual
Na área de investimentos, o BTG Pactual anunciou a assinatura de Memorando de Entendimento com o Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC). Segundo comunicado, o objetivo é prover as bases para o desenvolvimento de negócios corporativos no Brasil, em especial produtos de securitização, assim como estimular operações de fusões e aquisições internacionais que possam melhor contribuir para atender a clientela japonesa.
O BTG Pactual está presente no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido e na China. No Brasil é o banco de investimento líder em emissão de ações (IPOs e Follow-Ons), em operações de fusão e aquisição e em emissão de debêntures de longo prazo.

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