Banner

Translate

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Na contramão, BCE sobe o juro de refeência para a Zona do Euro

Euro sobe com expectativa de
novos aumentos de juros
A Alemanha divulga crescimento das suas exportações de 2,7% de janeiro para fevereiro desse ano. Confirma, com isso, o ritmo de crescimento da maior economia da Zona Euro, superando todas as previsões dos especialistas.
O Banco Central Europeu, reagindo à expansão européia, anunciou a alta dos juros de referência para Zona Euro de 1% para 1,25%.
A decisão do Banco Central Europeu não parece sensata. Ao contrário, nesse momento as grandes economias do mundo têm mantido suas taxas muito próximas a 0%, objetivando estimular suas economias.
O principal motivador dessa decisão é o receio de que as altas de preços de produtos de consumo e das matérias-primas ponham em risco a estabilidade da economia regional. Portanto, subir juros seria a solução mais fácil e rápida. Entretanto, há que se considerar que os preços de matérias-primas e de produtos alimentícios têm pouco a ver com taxas de juros internas e muito a ver com os mecanismos de determinação de preços nos mercados internacionais.
Polêmica idêntica a essa dividiu, nos Estados Unidos, o Comitê de FOMC. Lá a decisão, embora não unânime, foi por não mexer nas taxas de juros de referência.
O euro, só em 2011, já se apreciou 7,5% em relação à moeda norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário