Situação econômica do País é item que menos preocupa classe média alta
Veículo: UOL 28/04/2011 - 10h00InfoMoney - UOL Economia
SÃO PAULO – A situação econômica do Brasil é um dos itens que menos preocupa a população de classe média alta, devido ao bom momento vivido pelo País e pelo maior interesse em problemas pessoais.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fractal mostrou que 87,4% das mais de 2,6 mil pessoas com renda acima de R$ 4 mil que participaram disseram que se preocupam "muito" com a situação econômica do Brasil, o menor percentual da pesquisa. Enquanto isso, 11,7% se mostraram indiferentes quanto ao assunto, o maior percentual identificado.
De acordo com o diretor presidente do instituto, Celso Grisi, isso acontece porque a classe média alta ainda é muito mais voltada para seus problemas, como a vida profissional e a formação de filhos, sendo que assunto sociais acabam despertando pouco interesse desta parcela da população.
“Primeiro, eles têm esse foco para si mesmo e, segundo, eles têm uma acomodação porque o país vai bem, não há problema de emprego. Em momentos anteriores, que tivemos uma crise econômica, como a de 2008, a preocupação com a economia era maior”, ponderou Grisi.
As preocupações
Entre os assuntos que preocupam muito a classe média alta, a pesquisa mostrou que em primeiro lugar está a segurança pública, com 96,9% das respostas, seguida da educação (96,8%), família (96,5%), saúde física (96%) e realização pessoal (95,8%).
Em seguida aparecem perspectivas futuras (95,6%), saúde psicológica (95,6%) e felicidade (94,4%). A preocupação com dinheiro é muita para 93,5% dos entrevistados, ocupando a nona posição entre os itens analisados.
Ela é seguida pela preocupação com amor (93,4%), desemprego (90,6%) e, por último, pela situação econômica do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário