Concentração é a Tendência mais Acentuada da Globalização.
Como Fica a Legislação AntiTruste?
Agora os gigantes da publicidade americana pedem à Secretaria de Justiça dos EUA a aprovação de acordo Yahoo-Microsoft. Assinam o documento as agências Publicis Group, WPP, Interpublic Group e Omnicom Group. Entretanto,o documento foi elaborado pela Associação Americana de Agências de Publicidade e por ela entregue as autoridades americanas, solicitando a aprovação do quadro de cooperação proposto, na atividade de buscas na internet, envolvendo a Yahoo e a Microsoft.
O argumento central do pedido é o de que essa parceria, com a sinergia estabelecida a partir da combinação das duas tecnologias, trará ao setor o aumento da concorrência e adicionalmente beneficiará editores, consumidores e anunciantes. A parceria entre Yahoo e Microsoft prevê a aquisição pela Microsoft de uma licença exclusiva, por dez anos, das tecnologias de buscas pela web, tornando-se responsável por administrar esses serviços e integrando-os ao Bing (plataforma de busca algorítmica). A Yahoo, ao conceder a licença, receberá remuneração pelo uso de seus sites.
Agora o argumento para a concentração pleiteada é utilizado na contra-mão do estímulo ao desenvolvimento tecnológico que permitiui à Google alcançar a liderança de mercado.
Para os que ainda não conheçam esse assunto, é bom lembrar que Microsoft e Yahoo esperam completar a parceria no primeiro trimestre de 2010. Elas irão registrar notificação solicitando a aprovação à Comissão Europeia.
Trata-se de providência para evitar eventuais exigências que a Comissão Europeia pudesse fazer, tal como aconteceu no acordo da Oracle com a Sun Microsystems.
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