Marketing Cresce por Muitos Braços.
Alguns Novos, Outros Não.
Marketing Multinível é uma manifestação tecnologicamente avançada que viabiliza negócios para serem feitos de maneira autônoma. Softwares tornam a operação simples, direta, rápida e completamente gerenciável.
Trata-se de formar redes de contatos por meio da indicação, pelos atuais participantes,de novos associados. Marketing Networking é o nome inicialmente dado a essa atividade.
Sua popularização no Brasil aconteceu por meio da Amway e de suas redes piramidais de contatos. Por ser piramidal, inspirou o nome Marleting Muitinível. Com a entrada da tecnologia, o sistema de formação de quadro de pessoal para consolidar a rede evoluiu muito rapidamente, ensejando o desenvolvimento de estratégias conhecidads hoje pela alcunha de marketing viral. Formam- se teoria e discutem-se metodologias novas para propagar a notícia e atrair pessoas para essa nova forma de vendas. Mais recentemente, estudos sobre formação de comunidades acabam sendo utilizados como estratégias de ampliação da rede. Sabe-se lá onde isso vai parar. Parece que a imaginação em marketing não tem fim.
“O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”. A definição de Will Marks sinaliza para o trabalho remoto, para a redução de custos trabalhistas e para a redução de investimentos em imóveis para abrigar a equipe e em hardwares e a correspondente infra-estrutura.
Não se pode imaginar, contudo, que essa atividade de marketing direto possa ser confundida com o marketing de relacionamento. Esse último requer o desenvolvimento de vínculos cooperativos e de comprometimento de instituições e pessoas com o prórpio consumidor. Não bastassse isso, haveria, o presuposto do desenvolvimento cultural, requerido pelo marketing de relacionamento. Claramente, isso supera a natureza do trabalho autônomo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário