Pesquisa de Marketing e Estratégia de Ocupação do Cyber Space Garantem Sucesso à Estratégia de Comunicação de Obama
Baseado em dados de pesquisas de marketing, realizadas para identificar e descrever o eleitorado americano, regionalmente,o estrategista discorreu sobre a importância das informações sobre o perfil do eleitor, seus hábitos de vida, suas atitudes, julgamentos e opiniões acerca de temas políticos e sociais mais relevantes. Para maximizar os resultados de seu plano de comunicação direta, foram utilizadas variáveis como sexo, idade, estado civil, renda, local de moradia,etc. Essas variáveis, regionalmente estudadas, permitiram localizar geograficamente o eleitor e enviar mensagens que atingissem os públicos selecionados, com muita precisão. "Precisávamos maximizar o desempenho do Obama e convencer as pessoas a apoiá-lo", disse Giangreco, em São Paulo, onde participou do Seminário sobre Estratégia de Comunicação e Marketing: O efeito Obama.
As estratégias de marketing direto foram suportadas por um banco de dados sobre os eleitores americanos, equivalente a um censo político, com um bom detalhamento de informações do eleitor, envolvendo suas crenças religiosas, sua filiação partidárica ou sindical, a prestação de serviço militar, grau e natureza de sua escolaridade, profissão, estágio no cliclo de vida da família, etc. "Esses dados foram realmente chave para nós", aifrmou.
Os resultados das análises foram agrupados por zonas eleitorais de maneira a identificar os comportamentos e as ecolhas dos eleitores nas eleições anteriores, e o interesse pela eleição presidencial, uma vez que o voto não é obrigatório nos Estados Unidos.
Utilizando-se do conceito de householders, "pássaros iguais voam juntos", Giangreco reafirmou a idéia que pessoas que vivem no mesmo bairro costumam ter os mesmos hábitos de consumo e as mesmas convicções ideológicas. "As cidades estão mais misturadas hoje, mas ainda têm alguns padrões que podem ser avaliados. "Tenho certeza que isso pode ser feito aqui em São Paulo", afirmou.
Sobre isso, o SERASA estará lançando um produto revolucionário, já existente em outros países, e de grande utilidade para vida empresarial do país. Esse produto, cujo nome é Mosaic, poderá ser, dentro dessa linha porposta por Giangreco, muito relevante para o planejamento das campanhas nas próximas eleições no Brasil.
A experiência com essa técnica de pesquisa, conhecida por microtarget, foi acumulada pela Fractal (http://www.fractalconsult.com.br/) duas vezes no Brasil, produzindo, nessas ocasiões, "viradas" nas decisões de votos, em espaço de tempo relativamente curto.
Ao combinar os resultados das pesquisas e cruzar com todos os dados coletados, a equipe de marketing de Obama conseguiu selecionar grupos de eleitores de acordo com o interesse nos candidatos a presidente e, a partir daí, focar a campanha e persuadir os eleitores indecisos, por exemplo.
Quanto às ações de marketing, a estratégia foi a de ocupar todos os espaços da internet, alcançando twitters e blogs, registando domínios e produzindo uma forte interatividade com consumidores. Assim, seus motivos foram ativados e suas barreiras para votar no candidato foram psicologicamente desmontadas. Nisso reside o segredo de sua estratégia de marketing direto e, talvez por essa razão, ele tenha sido tão lacônico ao comentar seu sucesso.
Finalmente observou que todas essas técnicas não devem ser utilizadas apenas para obter votos mas, também, para buscar doações para a campanha.
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