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sexta-feira, 2 de outubro de 2009


A importância do marketing para as empresas brasileiras está crescendo e o profissional está sendo mais valorizado nos últimos três anos. Esta é a opinião de 73% dos profissionais de marketing do Brasil que participaram de um estudo feito pela ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios) em parceria com o Ibope Inteligência para avaliar o Marketing no Brasil.
A pesquisa foi innicialmente desenvolvida em organizações de marketing nos Estado Unidos, pela ANA (Association of National Advertisers) e pela Booz Allen & Hamilton. Na visão do profissional de Marketing americano, os departamentos de marketing de empresas daquele país não estão integrados ao foco principal das empresas.
Diferentemente, no Brasil, onde 83% dos entrevistados acreditam que o marketing está mais próximo dos objetivos das empresas. Nosso profissional de marketing vem ganhando prestígio e tendo sua atuação valorizada. A estrutura dos departamentos nas empresas nacionais hoje estão divididos em três modelos que podem, ou não, conviver na mesma organização: centralizado, segmentado e generalizado.
O Marketing Centralizado é baseado em um gestor que coordena todo o departamento. Grande ou pequena, a empresa que tem um profissional de marketing com este perfil procura a coerência nas ações da empresa. “Pode ser o vice-presidente ou o diretor, desde que uma pessoa responda pelo Departamento de Marketing. Este desenho é comum em grandes ou pequenas empresas e o objetivo é não deixar que cada setor trabalhe de forma diferente”, diz Vera Ligia Toledo, diretora de planejamento e atendimento do Ibope Inteligência em entrevista ao Mundo do Marketing.
O marketing segmentado, por seu lado, organiza-se em diferentes diretorias, mas cada uma com sua responsabilidade específica. Segundo Vera, as empresas possuem diretores de marketing para produto, planejamento estratégico, serviços, entre outros. “Cada um tem que cumprir com suas ações independente do setor”, aponta.

O Marketing Generalizado é encontrado principalmente em empresas do ramo de bens de consumo já que é preciso ter atividades de Marketing em diversos departamentos. “Nestas empresas é comum ter uma equipe de Marketing em cada área. Em empresas que possuem diversas marcas também é comum ter o Marketing Generalizado , diz a executiva do Ibope.

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