Como já mencionado no livro "MÍDIAS E NEGÓCIOS" as métricas de audiência continuam apontando para uma queda. O Colunista do UOL ,Ricardo Feltrin, informa hoje na FSP que a , a audiência dos canais pagos vem crescendo de forma modesta, mas consistente. O mesmo ocorre com o uso da TV para outros aparelhos, como DVD’s, games, VHS e internet.
Nenhuma novidade para quem está acompanhando a hiper disponibilidade de canais e conteúdos. Apesar de não haver uma métrica específica, percebe-se que o uso da TV para conexão com computadores e redes também cresce de forma semelhante.
A audiência da TV paga e UHF, mais o uso da TV para conexão com outros aparelhos, chegou aos 8,6 pontos de média no ano passado. Na prática, arredonda-se para 9. Seriam mais de meio milhão de domicílios usando seu televisor para outro entretenimento, que não a TV aberta.
É uma participação maior que a do SBT (6,3%), Band (5,8%), Rede TV! (3,7 pontos); e não está longe da Record (9,5 pontos).
Isso sem falar os conhecidos comportamentos zapping (muda de canal do intervalo), surfing (assiste vários anais AO MESMO tempo) e “afastamento” (TV ligada e ninguém assistindo, apenas AFASTANDO a solidão)
Mais lenha para o debate 20 de maio na FEA USP.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br
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