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quarta-feira, 26 de maio de 2010

QUEM PODE BRINCAR COM A MARCA?

Nos dias 21 e 22 de maio quem acessou o GOOGLE percebeu que o logo estava diferente. Nada de novo. Rotineiramente o GOOGLE faz isso (basta lembrar da homenagem que fez ao Rio de Janeiro quando ganhou a sede das OLIMPÍADAS de 2012) . Ocorre que este era um “doodle" (logo comemorativo) -jogável .
Interessante como o GOOGLE se dá a liberdade de transgredir regras estabelecida (e muitas vezes ultrapassadas). Quantas vezes aprendemos que o LOGO é sagrado e não pode ser alterado? A empresa inverteu a lógica e permitiu que o Pac-Man fosse jogado pelo usuário.
Para jogar bastava ir para a página inicial do Google e clicar "Insert Coin", que substituiu a frase "Estou com sorte". O controle do Pac-Man ficava nas setas do teclado.
O som era o original do Pac-Man. Mas não era somente isso, fiquei espantado ao saber que havia uma pegadinha no jogo. Se clicasse duas vezes no botão "Insert coin" você poderia interagir com outro jogador.
Eu somente percebi a brincadeira na terceira busca. Parece que não estava só. Pesquisa do instituto americano RecueTime, informa que 75% das pessoas que viram o cenário do Pac-Man no lugar da logo não perceberam que o doodle era jogável.
O que realmente importa é que 25% perceberam. É uma enorme audiência que interagiu com a marca. Além disso em média os internautas passaram 36 segundos a mais na página inicial do Google na última sexta-feira, em comparação com dias comuns.
Surpresa como esta mostra como dogmas de comunicação e publicidade podem desmoronar no mundo on line.
Muito a descobrir e debate no dia 17 de junho em evento conjunto FEA/USP e FEA.

Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br

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