As pesquisas sobre o TWITTER não param .
Muito desta ansiedade se deve enorme audiência que ele atingiu (em tão pouco tempo).
Dados preliminares da pesquisa (realizada para o livro "MÍDIAS E NEGÓCIOS") mostram que o perfil do usuário (médio) do TWITTER parece ser o melhor qualificado entre todas as redes sociais.
Mesma conclusão de um estudo de um instituto de pesquisa americano - Edison Research.
Este estudo vai além e mostra que a ferramenta é mais complexa do que nossa visão simplista tenta enxergar.
Um dos “achados” desta pesquisa é que o TWITTER pode não ser vantajoso para algumas empresas . Já havíamos detectado que é muito mais fácil achar detratores do que advogados das marcas no TWITTER .
Parece ser uma estratégia DEFENSIVA acompanhar e interagir na mídia social.
Os estrategistas de Marketing estão percebendo que entrar na REDE SOCIAL DIGITAL é como “discutir a relação com a esposa (o)”: todo mundo sabe como começa, ninguém sabe como termina...
Principalmente pela necessidade EM OUVIR a outra parte.
Anunciantes e veículos NÃO ESTÃO ACOSTUMADOS COM ISSO...
Surpreendente é o achado referente ao uso de Pessoas Jurídicas : o estudo descobriu que as empresas B2C e B2B estão usando com sucesso as redes de mídia social para aquisição de clientes.
No caso de consumidores finais os dados também sugerem que usuários do Twitter não necessariamente convertem o conhecimento da marca em uso, e fazem uma provocação: REDES SOCIAIS NÃO SÃO PARA TODAS AS MARCAS.
Quem não deveria usar o TWITTER?
A) Empresas que não têm uma estratégia para ON LINE. Quem tem dificuldade em ouvir e interagir;;
B) Marcas que não têm interesse em comunicação com mobilidade ou de presença.
Vejam que os “achados” de pesquisa ainda são tímidos, inespecíficos e genéricos.
Muito devido a total falta de CONHECIMENTO CIENTÍFICO sobre o tema.
Mais lenha para o debate do dia 20 de maio.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br
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