Instantaneidade é para TV
Quem se aprofunda um pouco nas tendências das mídias percebe que produção de conteúdo ao vivo será uma busca das TVs abertas. O raciocínio é simples: com a profusão de plataformas, com acesso a qualquer momento e de qualquer lugar, o diferencial será a notícia instantânea.Acabo de ver a notícia que a Rede Globo renovou o campeonato paulista aumentando em até 105% o valor do patrocínio aos 4 grandes (Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo). Trata-se de uma inteligente estratégia defensiva. Não temos a mínima ideia de como serão as plataformas de comunicação daqui a 5 anos, mas temos CERTEZA que acompanhar um jogo de futebol AO VIVO continuará sendo uma paixão dos brasileiros.
A Rede Globo parece estar confirmando algumas das hipóteses levantadas no livro “O futuro das Mídias e seus modelos de negócios”. Lá propomos que a tendência para as mídias de massa é gerar conteúdo ao vivo e interativo. O futebol cumpre este papel no AO VIVO, mesmo que ainda tenha pouca ou nenhuma interatividade.
Outros formatos irão surgir (atenção leitor- ótima oportunidade em apresentar/criar novos formatos), mas sempre buscando a instantaneidade e a interatividade.
Outra tendência é o uso das mídias sociais para estabelecer uma relação entre consumidor-marca, especialmente no atendimento ao consumidor. Tema de outro post que farei aqui no blog do Prof. Grisi.
Mais lenha para o debate do dia 17 de junho na FEA USP.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br
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