Quem gosta de revistas internacionais deve ter lido, em algum momento, as revistas Time e Newsweek. Durante décadas as duas revistas lideraram a produção de jornalismo.
Surpreende, em muito, a notícia nesta semana que a Washington Post Co. pretende vender a Newsweek.
Um outro grande veículo noticia o obtuário da NEWSWEEK - o New York Times. Ele destaca o que todos sentimos: uma imensa perda ( A REVISTA TEM 77 ANOS).
Sabemos que o jornalimo investigativo e isento é um dos pilares da democracia. Mas nenhum sonho resiste a um modelo de negócios falido.
O NYT informa que a NEWSWEEK inha graves problemas financeiros: teve prejuízos de US$ 28,1 milhões em 2009, com a diminuição da publicidade e da receita com assinantes. A circulação despencou: 3,14 milhões em 2000 para 1,97 no fim de 2009.
O NYT (ele próprio com problemas financeiros) apontou que as revistas semanais estão perdendo lugar num ambiente em que os assuntos são fragmentados e a internet torna as notícias ultrapassadas.
O mais incrível é que NÃO HÁ DEBATE sobre o assunto. A imprensa tem se comportado como aquela criança que pensa estar invisível por ter tapado os olhos...
Dia 20 maio na FEA USP no debate FUTURO DAS MÍDIAS colocaremos veículos, anunciantes, jornalistas e academia tentando trazer luz para o assunto.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário