Agora a acusação é de
manipulação de resultados de suas buscas
São autores da acusação as
empresas Nextag, Yelp e Expedia.A acusação é a de que o gigante das buscas
privilegia seus próprios produtos, recaindo no clássico problema do “bode tomar
conta do milho”. Não costuma dar certo.
Em razão dessa denúncia, o
site de buscas está sob investigação. Já tivemos a primeira audiência judicial,
em Seattle, onde estou agora por essas coincidências da vida. O caso é muito
rumoroso e os comentários ganham toda a comunidade norte-americana.
As empresas denunciantes são
concorrentes do Google nos serviços de busca de informação para bens de
consumo, negócios locais e companhias áreas.
A Nextag sob comando, Jeff
Katz, acusa o Google de alterar a classificação de resultados da Nextag para
que não seja revelada sua superioridade em buscas pagas ou para bens de
consumo. Ele reafirma as acusações de que o Google vê sua empresa como uma
ameaça e, por isso, apenas permite a mesma de aparecer ao final da página.
Dominância de mercado estimula condutas irregulares que passam a
se muitiplicar. Mas é difícil crer que o Google faça esse uso de sua ferramenta. Pessoalmente acho pouco provável. Mas a investigação segue em frente.
O Google negou tudo e diz que
sua ferramenta reproduz de fato o que acontece na realidade.
Na audiência, foi
soberbo:“entende que com o sucesso vem o controle”, dizendo que está à
disposição para responder legalmente às questões atribuídas ao seu negócio.
Entretanto, já se nota aqui que a desconfiança
cresce entre a população de internautas nos Estados Unidos.
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