Gastos com publicidade aumentam
apenas na TV e na Internet
Os gastos mundiais com publicidade devem crescer 2,2% em 2010 em relação a 2009. A previsão é da ZenithOptimedia, do Grupo Publicis. Pode ser. Mas, a seguir a regra, isso deverá acontecer com a contribuição dos emergentes, uma vez que no primeiro mundo não há espaço para esse crescimento. Seria preciso que a recuperação econômica ganhasse muita velocidade para que a previsão se realize. Europa e Japão estão parados. Estados Unidos ainda ensaia sua retomada.A previsão pode ser considerada otimista. Para os Estados Unidos a ZenithOptimedia anuncia um crescimento de 1,6% nos gastos publicitários em 2010.
A internet, segundo informa a empresa, aumentou sua participação no total dos gastos com publicidade global de 10,5%, em 2008, para 12,6%, no ano passado. A previsão é de que essa mídia crescerá sua participação para 13,9% este ano. Em 2011 o crescimento levará a um share de 15,4% e, em 2012, de 17,1%.
Jornais, que já tiveram uma participação de 23,1% no total das despesas globais de publicidade, devem cair sucessivamente para 21,7% em 2010 e para 19,4% em 2012.
As revistas também devem recuar. De 10,3% em 2009 devem cair para 9,6% esse ano, 9,1%, em 2011 e 8,6% em 2012. Quanto ao rádio, a tendência também é descendente: de 7,7% em 2009 para 7,5% previstos para esse ano e 7,3% em 2011.
Para a televisão, a projeção faz menos sentido ainda: crescimento de share de 38,1% em 2009 para 40,6 em 2012.
Com todo respeito, a participação da internet não é essa. A TV não crescerá seu share com esse vigor. Mesmo que se admita crescimento na TV fica difícil crer que o crescimento da internet não subtrairia audiência da TV e, portanto, participação nos gastos globais de publicidade.
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