Novos tempos, novos problemas
para o mundo das mídias
O blog NOVO EM FOLHA traz um excelente exemplo das contradições dos novos rumos nas mídias.Um leitor do blog, que já trabalha num grande veículo, contou o seguinte:
"Tive que fazer uma solicitação a uns assessores de políticos há uns dias. Alguns responderam tranquilamente, mas, quando liguei para outro, ouvi dele o seguinte: "Não vou te passar as informações porque vi posicionamentos seus no twitter [que é pessoal e não indica o local onde trabalho] que me levaram a deduzir que você vai fazer uma matéria tendenciosa".
Levei um tempo explicando para ele que minhas opiniões não interfeririam no meu trabalho e parece que ficou tudo bem.
Mas restou o aprendizado: em tempos de informações à solta na internet e falta de privacidade, nós, jornalistas, principalmente, temos que tomar muito cuidado com o que fazemos e dizemos no mundo virtual. Tudo poderá ser usado contra nós. Para evitar novos problemas, apaguei os tweets que podem indicar opiniões políticas, que agora interessam só a mim."
Pensei no assunto e percebi que existem outros desdobramentos para o tema.
Chico Buarque na década de 70 escreveu que havia uma dúvida entre a "VOZ DO DONO" e o "DONO DA VOZ". Plataformas públicas de geração de conteúdo (como o TWITTER) despertam este tipo de conflito ou contradições. Vejam o exemplo que postei no blog:
"Ana, este é um debate interessante que pode ser aprofundado. Vamos pegar um exemplo de uma grande rede de TV ABERTA X que tem um gerador de conteúdo Y (jornalista, artista). Quando Y cria um perfil no TWITTER e tem milhares de seguidores, esta audiência on line foi gerada no off line. A empresa X perde audiência pois os usuários utilizam o twitter para seguir comentários pessoais de Y. Quando estão lendo o TWITTER não estão assistindo a TV aberta. Enquanto o on line era pequeno, este assunto era irrelevante, mas agora...Ou seja X tem direito a imagem de Y no on line? Há conflito de interesses? São perguntas que parecem simples, mas deviam ser pensadas..."
Mais alimento para o debate no dia 20 de maio na FEA USP, com a presença de veículos, anunciantes e pesquisadores.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br
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