Banner

Translate

terça-feira, 27 de abril de 2010

Os usuários REALMENTE conhecem as MÍDIAS SOCIAIS?

Todo usuário de mídia social considera que conhece como elas funcionam. Existem especialistas que usam as redes sociais e a estudam como os americanos - Brogans Chris ou Guy Kawasaki . Estes indivíduos (cujos nomes você pode não ter sequer ouvido falar) estão tentando tirar o máximo proveito do marketing digital.
Estas pessoas sabem que marketing digital envolve mais do que apenas abrir um Facebook Fan Page ou conta no Twitter e colocar uma marca nele.
Ocorre que o uso destas ferramentas está na sua INFÂNCIA. Em nossa pesquisa observamos que a maioria dos posts e mensagens no Twitter e Facebook são apenas frases coloquiais, apenas jogando fora palavras (e elas acabaram por perder o seu significado...)
Outra plataforma mal utilizada é o LinkedIn. Transformou-se numa forma de colocar seu currículo na rede. Nenhum relacionamento construído. Apenas uma maneira rápida de se fazer presente, sem o compromisso em gerar conteúdo ou conhecimento para os outros participantes da rede.
Outro erro crasso é tentar “vender” algo mesmo que indiretamente pela rede social. O discurso de vendas diretas é um dos maiores "O QUE NÃO FAZER" no código de mídia social (não escrito/formalizado) de conduta.
Conforme estas ferramentas vão amadurecendo através de um processo darwinista de eliminação de mal usuários (pelo próprio grupo social), seu uso se tornará mais útil e eficaz.
Mais alimento para o debate no dia 20 de maio na FEA USP, com a presença de veículos, anunciantes e pesquisadores.
Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário