Liquidez excessiva transforma
a guerra cambial
Com a inacreditável injeção de liquidez no mercado europeu, o euro opera com perdas razoáveis no dia de hoje. Era de se esperar que fosse assim. Também é de se esperar que continue assim.a guerra cambial
Enquanto isso o dólar deve se fortalecer em relação às principais moedas fortes, inclusive em relação ao real. É que, em sentido contrário, o dólar irá procurar por países emergentes já que o apetite de risco deve aguçar-se. A aversão a risco cai de maneira proporcional à ampliação da liquidez mundial.
O Yen deve seguir o euro e com isso pode-se esperar pela recuperação parcial da competitividade dos produtos japoneses e europeus, ampliando o nível da atividade econômica nas áreas de domínio dessas moedas.
Na zona do euro, a primeira grande beneficiária deve ser a Alemanha. Só depois a França e, em seguida, os países periféricos. O nível de atividade no norte europeu deve reagir também, contribuindo para redução da taxa de desemprego que se ampliou muito, nesse últimos dias.
O Brasil poderia aproveitar sua moeda forte e os baixos preços dos produtos internacionais para expandir suas importações de maneira a ampliar os investimentos produtivos e retomar um ritmo mais favorável para sua taxa bruta de formação de capital fixo. Seria até uma forma mais razoável de combater a alta do dólar e de ampliar a competitividade nacional. Encarecer recursos internacionais e adicionar Impostos à produção soam como insultos aos empresários locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário