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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mudanças na Mídia -ON LINE X OFF LINE

Um dos erros de interpretação sobre o que está ocorrendo nas mídias é esta falsa competição entre meios. Muito se fala sobre o fim dos Jornais, da mídia impressa.
Parece que é um jogo de soma zero, quando não é.
Já foram estudadas as várias revoluções na mídia nos últimos 200 anos. O surgimento do rádio e da televisão foram exaustivamente debatidos. Parece que não houve mortos.
Um meio não destrói outro (ou tira sua credibilidade).
Minha hipótese para as interferências que novas mídias causam nas antigas é:
UMA NOVA MÍDIA (APENAS) REPOSICIONA A ANTIGA.
Vamos usar um exemplo antigo para ilustrar. A novela começou no rádio. Como também programas de calouro e auditório. Com raras exceções, este tipo de programação no rádio não existe mais. A TV aberta obrigou o rádio a se posicionar como "serviços".
A TV empurrou o rádio para um nicho (que já existia, mas não´era o principal)
O rádio não desapareceu ou perdeu credibilidade. Ele se modernizou (ou se adaptou) para acompanhar a audiência.
No recente debate sobre "on line" x "off line", fica claro que pode ocorrer o mesmo.
Um exemplo atual é a barrigada que a mídia ON LINE levou na renúncia do governador do DF (veja debate no blog NOVOEMFOLHA -FSP). Foi um exemplo explícito que no caso de notícia on line há o risco (maior) de barrigada.

Mas esta é a regra do "on line" - agilidade e interatividade. Enquanto o "off line" irá se posicionar em PROFUNDIDADE e ACURACIDADE.
Se eu tivesse um jornal e precisasse dar um recado para as redações ON e OFF LINE, seria esse.

PROF RAMIRO GONÇALEZ ramirogon@uol.com.br

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