Os resultados da mídia ON LINE ainda não são relevantes, mas impressionam pelo crescimento.A INTERNET já tem mais penetração do que meios como TV PAGA e REVISTA. Dados do TGI IBOPE de agosto de 2009 mostram que nas classes AB (> 12 ANOS) o CINEMA tem penetração 26%, REVISTAS 39%, TV PAGA 50% , JORNAIS 52%, INTERNET (semanal) 76%, RÁDIO 79% e TV ABERTA 97%.
A INTERNET já ocupou um espaço na vida do leitor, telespectador, ouvinte.
O que realmente assusta é a queda de audiência de programas que ocupam o PRIME TIME na TV ABERTA.
O blog TODAMÍDIA da FSP levanta um dado interessante
"No Carnaval, é normal, as audiências costumam despencar. Feita a ressalva, impressionou o sábado de "Tempos Modernos": 14 pontos, o pior ibope de todos os tempos de uma novela das sete da Globo.
Patrícia Kogut informa que a novela, que precede o "Jornal Nacional", já está sendo analisada por "grupos de discussão" e "sofrerá ajustes", inclusive "reforço em seu time de colaboradores".
O carnaval de 2010 foi diferente dos outros anos? Ou foi o folião que mudou?
Esta fuga de programas na TV ABERTA é um dado novo. Parece um paradoxo: A TV ABERTA REINA ABSOLUTA, MAS NÃO É MAJESTADE EM TODOS OS TERRITÓRIOS.
Vale ressaltar que a INTERNET mudou a forma de se relacionar por possibilitar interação. Este comportamento interativo (e talvez hiperativo) da nova audiência pode obrigar a TV ABERTA a buscar novos formatos. QUAIS? A resposta vale algumas centenas de milhões de dólares.
PROF RAMIRO GONÇALEZ- FIA- ramirogon@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário