Banner

Translate

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Paraguai 1

Dilma no Paraguai
A visita ao Paraguai envolve uma multiplicidade de interesses brasileiros. Nossa diplomacia será exigida pelo pragmatismo comercial e pela capacidade de conduzir mudanças institucionais nos países-membros do Mercosul, por meio de um novo modelo de governança.
No primeiro momento, a viagem da Presidente Dilma será dedicada às relações bilaterais Brasil-Paraguai.
Temas econômicos serão predominantes nessas tratativas e o objetivo oficial é que se conclua seis acordos bilaterais, envolvendo as áreas de laticínios, TV digital, pesca e fortalecimento de instituições com vistas à segurança e ao comércio ilegal. Entretanto, já se fala que alguns desses temas possam ficar para rodadas posteriores, uma vez que demandariam negociações adicionais. O ponto central desse encontro será as discussões sobre as mudanças no pagamento de repasses do Brasil ao Paraguai pela energia comprada de Itaipu.
Alguns fortes interesses comerciais movem nossa diplomacia. É o caso das obras de infra-estrutura no país vizinho e da construção da linha de energia. De fato, o Paraguai cresceu mais de 10% no ano passado e começa a ser visto como um mercado nascente no setor agrícola e industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário