Inadimplência das empresas cresce
4,4% em janeiro
A inadimplência das pessoas jurídicas cresceu de forma alarmante no mês de janeiro. Venho alertando para os riscos que o sistema financeiro vem assumindo.Em janeiro, o aumento entre as pessoa jurídicas foi de 4,4% em relação a dezembro último, segundo informações da empresa de consultoria Serasa Experian. De janeiro de 2010 a janeiro de 2011 a alta foi de 26,7%.
Claro que a maior incidência de empresas nessa inadimplência está relacionada às empresas pequenas e médias e, sobretudo aquelas com atuação no varejo.
As vendas de Natal estiveram abaixo do esperado e as do mês de janeiro tiveram um desempenho tímido. Isso fez subir os estoques e a necessidade por capital de giro. A maior seletividade dos agentes financeiro em relação à concessão de crédito levou as organizações a se encontrarem com problemas de liquidez que as obrigarão a atrasar seus compromis financeiros. O próprio 13º salário acaba por pressionar os caixa das organizações e suas margens já estavam comprimidas.
A política expansionista de crédito deve ser revista rapidamente tanto para a pessoa física como para a pessoa jurídica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário