Estratégia internacional
de alto valor agregado, no agronegócio brasileiro
Brasil Foods conclui
joint ventures na China para garantir distribuição de seus produtos, com
sua marca posicionada junto ao consumidor chinês.
Trata-se de um caso
de pós-integração que torna o produto nacional um “special”, com brand,
distribution e design próprios.
Há quanto tempo
esperava por isso. Uma empresa nacional assumindo, por meio de uma estratégia de
compartilhamento de riscos, posição mercadológica agressiva no maior mercado
mundial de alimentos. Muito sábia essa estratégia, porque agrega o conhecimento
de mercado do parceiro local.
A Joint Venture da Brasil Foods foi feita com a Dah Chong Hong,
uma das líderes na distribuição de alimentos na China, Hong Kong e Macau. A participação na composição social da nova empresa é de 50% e sua gestão
supõe o mesmo número de membros no Conselho de Administração e na Diretoria
Executiva. Coisa de gente grande!
A operação ficou dividida segundo as competências dos dois sócios: a BRF
é gestora da produção, suporte técnico e marketing dos produtos a serem comercializados; a DCH cuidará da
gestão da cadeia de suprimentos e distribuição, processamento, embalagem, bem
como do fornecimento serviços gerais de suporte operacional durante a fase inicial
de transição.
Venho pregando a pós-integração para expandir o valor de nossas
exportações. No curto prazo, poderíamos expandir significativamente esse valor,
além de podermos remunerar melhor nossos funcionários. Há inclusive nítidas
vantagens cambiais para exportadores que participam expressivamente no capital
social das importadoras de seus produtos.
Fica a sugestão para quem fez o errado caminho contrário da
retro-integração, como é o caso do suco concentrado de laranja.
Mas o exemplo é mais geral, e pode ser aproveitado por todo o setor de
commodities. Claro que empresas como a Gerdau, JBS e outras também já se
anteciparam, fazendo importantes aquisições no exterior. Ficam devendo os
produtos de couro, grãos, fibras, minérios, etc, etc,
etc.
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