Banner

Translate

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Boletim Focus: uma série histórica auto regressiva.

Inconsistências nas previsões dessa
semana são passíveis de ajustes
Participantes do Painel Focus do Banco Central elevaram a previsão para o crescimento econômico em 2010, pela segunda semana consecutiva. A nova estimativa para o Produto Interno Bruto de 2010 passou para 5,20%. Na da semana anterior, a estimativa era de 5,08%. É de se perguntar se temos potencial de crescimento superior a 5%. Acho que estaríamos forçando a dinâmica econômica.
Curiosa foi a previsão das instituições financeiras que mantém imutável a previsão para a taxa de juro Selic, para o final do ano, em 10,75%.
E as inconsitências continuam: os prognósticos para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2009 e de 2010 também ficaram estáveis, apontando alta de, respectivamente, 4,28% e 4,50%.
Crescimento econômico maior, sem inflação e com Selic estável, não faz sentido. Crescimento pressiona inflação. Para não mantê-la estável , em ano político, só subindo os juros de forma  mais agressiva. Para crescer acima de 5,0% é bom pensar em Selic de 12,0%, ou mais. Esse ano, não contem com o câmbio. O real tende a se desvalorizar em relação ao dólar.
Como o resultado da próxima previsão embutirá a previsão anterior, o próximo Boletim deverá ser mais razoável. Sem ironias, esse é o mérito do Focus. Ele mesmo vai se auto-ajustando e, ao final,quando os dados reais aparecerem, ele poderá fazer sua última revisão e ajustar-se a realidade. Estradas se fazem caminhando, disse alguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário