Propaganda enganosa. Agora em Portugal.
No fundo, no fundo, o problema é o chamado subsídio cruzado.A origem de toda a confusão está na disputa pela pay-TV, conhecida como TV por assinatura. Em menos de dois anos, o Meo, da PT, conseguiu obter um share de mais de 27%. A Zon tem 62% e vem perdendo terreno aceleradamente, nesse período. A estratégia da PT tem sido a de praticar preços promocionais e de investir fortemente em propaganda. As concorrentes então acusam a PT de praticar preços muito baixos que não seriam suficientes para remunerar os capitais investidos. A acusação centra-se na afirmação de que a PT subsidia seu negócio de televisão com receitas de outras atividades, caracterizando a prática e subsídios cruzados.
No caso específico, as principais concorrentes entraram com representação junto ao Instituto Civil de Autodisciplina da Comunicação Comercial, órgão português que cuida dos problemas dessa natureza, também comuns no Brasil. A propaganda denunciada é uma campanha do Meo, o serviço que oferece 3 em 1: internet, pay-TV e o telefone fixo. A peça oferece os serviços a 19,99 euros mensais, sem, contudo deixar claro tratar-se de um preço promocionais, que ao final de três meses praticamente dobrará.
Vejam abaixo a propaganda da PT. Realmente, a promoção aparece em letras muito pequenas e fica um tempo eexcessivamente curto disponível à leitura. Será interessante acompanhar esse episódio. Certamente ele deverá se repetir no Brasil. Provavelmente com outros protagonistas. Mas, veja a publicidade nesse endereço: http://www.youtube.com/watch?v=rDGRc3XthaE
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