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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Outro problema de amostragem?

Fica difícil crer nessa generalização
A empresa de consultoria global Accenture divulgou estudo realizado em torno do mundo, com 300 profissionais de marketing e outros 300 profissionais de tecnologia da informação. Concluiu que as atividades de marketing digital são incipientes em relação ao potencial que esse mercado oferece. Atribui esse resultado à falta de integração entre as áreas de marketing e de TI.
Apenas 6% das empresas entrevistadas estariam prontas para o desenvolvimento de campanhas digitais e somente 8% dos profissionais de TI e 6% de marketing dizem que as informações de marketing e de TI são realmente integradas. 30% aproximadamente dos respondentes não acredita na capacidade de suas empresas de integrar as ferramentas de análise às ações de marketing.
Reconheçamos que 300 casos para um e outro profissional é um número muito baixo e não pode representar o universo das empresas no mundo. A inferência estatística parece prejudicada. Também surpreende o resultado, depois de todo o barulho feito a esse respeito e de tantas atividades de marketing digital serem encontradas na internet. A prática diária mostra mesmo que o potencial é bem maior do que aquilo que se faz, mas provavelmente existam outras razões ligadas ao consumidor e aos meio “on line” para que isso aconteça e que não parecem estar cogitadas suficientemente no estudo.
Também não se cogitou da eficiência e muito menos do objetivo dessas campanhas digitais. Eslas resolveriam problemas de posicionamento de marcas, com eficiência?
Não seria tão definitivo, nem tão apressado para decidir sobre amostras tão acanhadas.

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