A matriz de atratividade ainda é o raciocínio mais eficaz, em relação à segmentação
dos mercado a serem servidos.
Veja em que segmento você é realmente mais competitivo que sua concorrência. Simultaneamente, constate se esse segmento é realmente um grande formador de lucros e receitas para sua empresa. Se for, pule para dentro dele, porque ele é, de fato, uma grande oportunidade de mercado. Obviedades à parte, trata-se do mais sábio conselho que a McKinsey, criadora dessa matriz, poderia dar a qualquer um de nós.Na prática gerencial, muitas vezes olhamos os mercados com uma urgência tão grande que chegamos a não ter o tempo que precisamos para fazer uma avaliação confiável. Então recorra a esses critérios.
Veja os exemplo da complexidade requrida:
Gráfico 2- Segmentação
São mais simples, mas podem ajudar sua tomada de decisão no que se refere aos lucros a serem gerados.
1. O segmento é suficientemente grande para suportar a escala de sua operação.
2. Ele realmente está em crescimento rápido e manterá esse crescimento por um tempo ainda grande.
3. Os níveis de preços a ser praticados são claramente remuneradores de seus investimentos para explorá-lo.
4. A concorrência ainda não está presente nele.5. Será possível sustentar uma política de diferenciação de sua oferta por um longo tempo.
6. Há claras evidências de que você será capaz de reter esses clientes durante longos anos.
7. O lifetime value é animador.
8. Sua empresa tem habilidade para acessar os centros decisórios de compra.9. Os clientes futuros realmente perceberiam relevância nos benefícios contidos em seus produtos.
10. A empresa tem competência para os trabalhos de afther marketing
11. Sua empresa goza de posicionamento para entrar no segmento encontrado.
12. Os padrões exigidos pelo segmento para a exposição na mídia e seus respectivos custos são compatíveis com os recursos que sua empresa dispõe ou quer gastar.
13. Você consegue identificar os consumidores do segmento a ser explorado em suas bases de dados.
Sempre o melhor será proceder aos procedimentos metodológicos mais completos. Como em alguns casos o tempo não nos permite, tente responder ao menos a essas perguntas. Tente ser muito objetivo e imparcial, sempre que isso lhe for possível. Boa sorte!
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