Mídias e Negócios chega à Europa
Há algum tempo recebi, ainda no prelo, os originais do "Mídias e Negócios" escrito pelo Professor da FIA e grande amigo, o Professor Ramiro Gonçalez. Pedia-me, na ocasião, que opinasse sobre esse empreendimento intelectual. A originalidade da forma e o conteúdo me fascinaram. O livro não tinha capítulos. Foram substituídos por postagens. O índice era muito criativo, obediente à idéia de que o leitor pudesse começar a lê-lo por onde bem entendesse, sem que fosse obrigado a seguir a ordem convencional - do início para o fim. O conteúdo elegia a preocupação central do autor: as mídias online não acharam seu modelo de negócio. Salvo os raros casos já conhecidos, essas mídias não conseguiram encontrar o caminho do lucro. Curioso é que qualquer que seja a ordem da leitura, o conteúdo está sempre articulado.O livro foi lançado esse ano no Brasil, após os seminários realizados pela USP/FIA, sobre o mesmo tema, com a presença dos principais profissionais do setor nas mesas de discussões.
Agora a notícia: Prof. Dr. Paulo Faustino, da Universidade Técnica de Lisboa, resolveu adicionar o Mídias e Negócios ao livro que escreve sobre Métricas de Avaliação de Mídias para lançamento em Lisboa.
O Prof. Ramiro alcança com isso uma visibilidade inusual para suas idéias. Inaugura a discussão do tema na Europa e projeta as reflexões nacionais para o Velho Continente.
Parabéns ao nosso amigo Ramiro pela empreitada bem-sucedida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário