Banner

Translate

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Adeus Pontiac. Agora a marca vai para os arquivos de marketing.

Morte às marcas, quando o portfólio está muito amplo
A Pontiac, uma das marcas da General Motors, foi descontinuada do mercado, após 84 anos de intensos investimentos em seu  posicionamento e em sua lembrança. A GM induziu um acordo com os concessionários da marca e assegurou aos proprietários que continuará a dar cobertura de garantia dos automóveis Pontiac, vendidos até esse instante.
Imagina-se que o valor de mercado desses veículos caia consideravelmente e, por tratar-se de marca muito antiga, o consumidor fiel é quem arcará com esse prejuízo. A decisão é parte do processo de reestruturação da multinacional norte-americana, depois de sua quebra em meados de 2009. Essa reestruturação já havia levado ao desaparecimento de outras marcas como a Saturn e Hummer, bem como a venda da sueca Saab ao fabricante europeu Spyker.
Na home da Pontiac aparece a mensagem "foi uma viagem incrível". Pobres consumidores fiéis. Muitos foram ensinados a gostar de seus clássicos como o GTO e o Trans Am.
Assim é a vida em marketing. Se não houver um conjunto substancial de consumidores dispostos a pagar níveis de preços que garantam lucro suficiente à remuneração dos capitais investidos, o marketing desaparece e o discurso sobre as necessidades do consumidor e sua fidelidade são rapidamente arquivados. A marca também, com seus valores e tudo mais que  eles possam significar. Parece até que o marketing também fez "uma viagem incrível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário