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segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Confiança? Parece fé.

Confiança do consumidor apresentou elevação, em dezembro
O Índice de Confiança do Consumidor subiu um pouco mais. Em dezembro a alta foi de  0,5% em relação a novembro, que já havia registrado alta de 3,3%.
Agora o índice alcançou 119,6 pontos, segundo a FGV, mesmo após o intenso noticiário sobre a crise europeia e a possibilidade do contágio atingir o Brasil. O consumidor foi submetido a uma onda de pessimismo anunciada pela imprensa no seu dever de informar.
Interessante observar que nas avaliações de dezembro, na faixa de consumidores que avalia a situação corrente como boa, houve um aumento de 25,1% para 27,1%. E mais interessante ainda é observar que na faixa dos que avaliam como ruim houve redução de 18,9% para 17%.
Tenho a impressão que esse otimismo talvez não tenha considerado as projeções para os primeiros meses do ano que, consensualmente, apontam para uma estagnação na atividade econômica nacional. Entretanto, dada as características da amostragem, as expectativas com a  chegada de um novo salário mínimo justificam plenamente o otimismo reinante. Questão de fé?

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