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quarta-feira, 25 de agosto de 2010

TV PAGA SAINDO DA TOCA

Lembro quando trabalhava em uma grande multinacional (e tinha que aprovar um plano de mídia) o quanto era irrelevante a TV PAGA.
O cenário vem mudando rapidamente.
A penetração de mercado da TV paga atingiu 8,6 milhões de domicílios no 1º semestre de 2010 (fonte: Anatel).
Se fizermos uma expansão da audiência baseado no número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 /domicílio) a TV paga atinge quase 30 milhões de usuários.
Mais uma fonte de dispersão de audiência AFETANDO as mídias tradicionais.

Não é de se estranhar que os anunciantes (que buscam eficácia) estão muito mais rigorosos na aprovação de mídia na TV ABERTA. Mesmo métricas ultrapassadas (como os famigerados GRP e TARP – que não consideram os fenômenos surfing, zapping e afastamento) apontam queda.
Fica difícil defender um plano de mídia concentrado na TV ABERTA e numa emissora.
Oportunidade para os bons profissionais de mídia mostrarem opções aos anunciantes.

Prof Ramiro Gonçalez - FIA
Inteligência de mercado e mídia
@ramirogoncalez
ramirogon@uol.com.br

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