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sexta-feira, 22 de julho de 2011

Crise valoriza a eficiência

Pesquisa aponta crescimento elevado de preços na publicidade digital
O Financial Times publica, em sua edição de 19/7, o resultado de duas pesquisas de preços nas redes sociais.
Na primeira, realizada pela TBG Digital, empresa especializada em mídia digital, são analisados os mercados da Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos. Nesses mercados, o preço da publicidade no Facebook cresceu 74%, no último ano. A afirmação refere-se ao custo cobrado às empresas pelo clique de seus clientes e prospects. É óbvio dizer que isso só foi póssível graças ao aumento da procura por essa mídia. Empresas têm buscado com maior intensidade por mídias digitais, naturalmente em detrimento das verbas destinadas às mídias tradicionais. Os preços da televisão, do rádio e da mídia impressa estão relamente muito altos e, quando analisados sob seus custos por mil (CPR,) ficam ainda pior. É até de se supor que os níveis de atenção e de memorização, nessas mídias, estejam em queda, em decorrência da nova dinâmica de aprendizado do consumidor depois do advento da web. Certamente, a neurociência deverá, em futuro próximo, verificar hipóteses dessa natureza.
Do ponto de vista da teoria de marketing, a neurociência deverá ser uma nova e promissora fronteira para os avanços na área de pesquisa com o consumidor.
O segundo estudo referido na reportagem do  Financial Times, foi realizado por outra empresa de marketing digital, a Efficient Frontier e aponta que o preço por clique dos anúncios aumentou 22%, no segundo trimestre de 2011 quando comparado aos primeiros três meses do ano. A pesquisa sustenta a previsão de aumento dos gastos em publicidade no Facebook na casa de 80% nesse ano em relação ao ano passado.
O fenomeno não é tão novo, mas acentuou-se muito com o agravamento da atual crise europeia. É como se o mercado estivessse a nos dizer que, em momentos como esse, a eficiência dos investimentos publicitários transforma-se no objetivo fundamental da área de comunicação. A festa e os festivais dão lugar ao ROI. Agora persegue-se com maior vigor os ganhos de eficiência e a melhor relação custo vs benefício.

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