Novas
fronteiras para as
metodologias de pesquisa
Três
grandes empresas de pesquisa de marketing empenham-se em desenvolver metodologias
capazes de aferir o mercado de publicidade nos sites de grande nível de
acessos, tais como: iG, Globo.com, MSN, Terra, UOL e Yahoo!Não é tarefa fácil dada a especificidade do setor. AS veiculações são fruto da aleatoriedade. Imagine duas pessoas acessando o mesmo portal no mesmo momento. No computador de uma das pessoas, as publicidades que aparecem no vídeo podem ser completamente diferentes daquelas que aparecem no vídeo da outra.
Além
disso, seria necessário acompanhar anunciantes, horários dos acessos, número de
impressões, preços e perfil das pessoas que acessaram os portais. Se do ponto
de vista tecnológico isso tudo já não é banal, do ponto de vista público a
aferição poderia estar invadindo a privacidade do internauta. Rastrear os
movimentos de alguém é sempre uma atividade duvidosa do ponto de vista moral,
que no mundo real, quer no mundo virtual. Para ser legítimo tudo deveria ser
consentido.
O "cara" aí em baixo que o diga!
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