Reciprocidade
no e-commerce internacional
Estrangeiros
foram autorizados a comprar produtos nacionais, pela internet, desde que
utilizem para isso as empresas que fazem e recebem pagamentos online. Essas
empresas mantêm convênios com todos os cartões de crédito e facilitam o
pagamento entre compradores e vendedores, muitas vezes assumindo riscos e oferecendo
segurança à operação. No Brasil são bons exemplos dessas empresas a PayPal e a
PagSeguro da UOL.
Todas
as operações são protegidas por um seguro e monitoradas por uma equipe
antifraude. No Brasil, o presidente da operação da PayPal, Mário Mello, garante
que os dados dos clientes são codificados e jamais abertos para terceiros.
A
autorização do Conselho Monetário Nacional para venda de produtos brasileiros
via internet a estrangeiros, por meio de empresas especializadas em de
pagamentos, atinge as vendas realizadas por cartão de crédito.
A
autorização corresponde, sem dúvida, a um estímulo a exportação de produtos
brasileiros e estabelece condições de reciprocidade no e-commerce, onde até o
momento, esse tipo de compra só era autorizado no sentido contrário, quando
brasileiros faziam compras no exterior via internet. Eliminada a assimetria, ficam
beneficiados os importadores nacionais e, sobretudo, a pequena e média empresa
brasileira, a quem a autorização cria grande acessibilidade aos mercados de
vendas online ao mercado de câmbio sistemas.
É
o país se modernizando.
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