Banner

Translate

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Crédito e cobrança

Mercado de crédito e cobrança
tem oportunidades
Veículo:     Exame.com    -   Data:                   09/08/11
Jornalista: Camila Lam
São Paulo – Dados do Banco Central do Brasil indicam que as operações de crédito do sistema financeiro atingiram 47,2 % do PIB (Produto Interno Bruto) em junho de 2011. É um reflexo da situação econômica do Brasil, que está em ascensão.
Segundo levantamento do Instituto GEOC (Gestão de Excelência Operacional em Cobranças), representante de um grupo de 18 empresas associadas com atuação em bancos, financeiras, administradoras de cartão de crédito, empresas de varejo e cobrança mercantil, todo mês há 400 vagas sem preenchimento no setor de crédito e cobrança no país.
Para cargos de nível médio há oportunidades para profissionais com formação superior na área de administração, direito, economia, marketing, comércio exterior. Para nível gerencial, há falta de profissionais da área de administração, que experiência em matemática financeira e gestão. De acordo com especialistas, o salário inicial varia de 4 mil a 6, 5 mil reais para gerentes.
Celso Grisi, diretor presidente do Instituto de Pesquisas Fractal afirma que com o crescimento do mercado, a carreira em crédito ficou interessante. Entretanto, a dificuldade para preencher as vagas está na qualificação do profissional. “São necessários cursos para preparar o profissional, ele não vem pronto. Precisa ter conhecimento em matemática e estatística, o que é bem difícil de se achar”, afirma.
“O ideal é que o profissional já tivesse alguma experiência. Para o cargo de gerência de operações, por exemplo, precisa ter experiência em liderança em gestão de pessoas e ter conhecimento de finanças bancárias”, explica Cláudio Kawasaki, vice-presidente do Instituto GEOC e presidente do conselho da Siscom. “E que saiba também como funciona uma nota provisória, protesto, busca e apreensão de notas”, completa.
Para trabalhar no mercado de crédito e cobrança, Valéria Borges, gerente executiva de relações humanas da Siscom diz que “o profissional precisa ler muito, ter uma cultura geral ampla. Precisa entender o mercado mundial, os concorrentes, estar bem atualizado. Ser uma pessoa de alto grau de persuasão e saber negociar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário