Mercado de crédito e cobrança
tem oportunidades
Veículo: Portal Exame - Data: 09/08/2011 10:26
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Carreira, Mercado de
trabalho, Oportunidades
profissionais do Banco Central do Brasil indicam que as operações
de crédito do sistema financeiro atingiram 47,2 % do PIB (Produto Interno
Bruto) em junho de 2011. É um reflexo da situação econômica do Brasil, que está
em ascensão.
Segundo levantamento do Instituto GEOC (Gestão de
Excelência Operacional em Cobranças), representante de um grupo de 18 empresas
associadas com atuação em bancos, financeiras, administradoras de cartão de
crédito, empresas de varejo e cobrança mercantil, todo mês há 400 vagas sem
preenchimento no setor de crédito e cobrança no país.
Para cargos de nível médio há oportunidades para
profissionais com formação superior na área de administração, direito,
economia, marketing, comércio exterior. Para nível gerencial, há falta de
profissionais da área de administração, que experiência em matemática
financeira e gestão. De acordo com especialistas, o salário inicial varia de 4
mil a 6, 5 mil reais para gerentes.
Celso Grisi, diretor presidente do Instituto de
Pesquisas Fractal afirma que com o crescimento do mercado, a carreira em
crédito ficou interessante. Entretanto, a dificuldade para preencher as vagas
está na qualificação do profissional. “São necessários cursos para preparar o
profissional, ele não vem pronto. Precisa ter conhecimento em matemática e
estatística, o que é bem difícil de se achar”, afirma.
“O ideal é que o profissional já tivesse alguma
experiência. Para o cargo de gerência de operações, por exemplo, precisa ter
experiência em liderança em gestão de pessoas e ter conhecimento de finanças
bancárias”, explica Cláudio Kawasaki, vice-presidente do Instituto GEOC e
presidente do conselho da Siscom. “E que saiba também como funciona uma nota
provisória, protesto, busca e apreensão de notas”, completa.
Para trabalhar no mercado de crédito e cobrança,
Valéria Borges, gerente executiva de relações humanas da Siscom diz que “o
profissional precisa ler muito, ter uma cultura geral ampla. Precisa entender o
mercado mundial, os concorrentes, estar bem atualizado. Ser uma pessoa de alto
grau de persuasão e saber negociar”.
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