Banner

Translate

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Monitorando expectativas

A coerência da fala, ancora expectativas
dos agentes econômicos
A inflação anualizada na Zona do Euro foi de 0,1%, em agosto. As autoridades monetárias têm como meta anual uma inflação de 2,0% para a região. Para ancorar as expectativas, o presidente do BCE, Mario Draghi, saiu a campo, afirmando que o programa de compra de ativos tem flexibilidade e que pode ser intensificado conforme o comportamento da economia.
O programa prevê a injeção de 60 bilhões de euros, com prazo para terminar em setembro de 2016. Mas, esse prazo também pode ser estendido.
A inflação não avança, segundo formuladores de políticas monetárias, pelos riscos baixistas da economia mundial. Entre eles estão o crescimento mais lento da economia chinesa, o enfraquecimento das economias emergentes, a queda dos preços internacionais das commodities e as fortes turbulências do mercado financeiro global.
Por fim, a decisão do FED em manter os atuais patamares de juros da economia norte-americana pode produzir a valorização do euro, obrigando o BCE a novas medidas de estímulos à produção e ao consumo da Zona do Euro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário