Banner

Translate

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pagamentos em Moedas Locais para as Trocas

Moedas Locais Podem Liquidar Operações Entre Países,
com Algumas Vantagens

Não estamos falando de moeda única, pois isso implica a coordenação das políticas monetária, fiscal e cambial. Entre emergentes, seria um desafio e tanto.

No caso do Sistema de Pagamento em Moedas Locais (SML) o uso de moedas locais nas operações de exportações e importações, entre dois países, reduz o custo da operação, pois evita a comissão paga pela conversão em uma terceira moeda - o dólar. Há quem sustente que isso traz um aumento de liquidez e de eficiência do mercado de câmbio nas moedas locais.


O sistema bilateral de pagamentos é o primeiro passo para o processo de integração, via moeda, entre os países envolvidos e estimula a consolidação dos vínculos de cooperação entre os bancos centrais. Nesse sentido, o SML pode ajudar nas tentativas de fortalecimento do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Serão necessários esforços de estabilização monetária em todos os países envolvidos. 

Resta saber se o banqueiro brasileiro quer financiar o exportador da Índia. Ou se o banqueiro chinês que correr o risco do Importador brasileiro. As experiências têm mostrado que esses sistemas que pressupõe moedas locais relativamente equilibradas e que os créditos para importadores e exportadores precisarão de garantias oficiais dos governos locais. Tudo tomará algum tempo, mas essa é uma das idéias que pode prosperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário