Banner

Translate

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Juros nos EUA devem continuar em alta


A normalização da inflação e crescimento sugere um cenário mais balanceado e,
portanto, com juros mais elevados
Contribuição de Roberto Padovani
Economista Chefe da Votorantim Corretora
Treasuries de 10 anos são fundamentais para mercado. Um dos principais guias dos mercados financeiros no último ano tem sido o comportamento da política monetária nos Estados Unidos, refletidas no comportamento da taxa de juros de longo prazo. A questão hoje é menos sobre o processo de retirada de estímulos de curto prazo e mais o nível em que a taxa de juros poderá alcançar no longo prazo, influenciando os juros longos. Neste caso, há três elementos centrais a serem avaliados: folga no mercado de trabalho, reação do Federal Reserve e nível da taxa de juros neutra.
Sinais de curto prazo explicam atuais patamares dos juros. Parte dos analistas acredita que um patamar justo para as treasuries de 10 anos estaria mais próximo aos níveis atuais, de 2,60%. A lógica deste cenário é que tanto medidas mais amplas de desemprego quanto a taxa de longo prazo quanto mostram que ainda há significativa capacidade ociosa na economia dos EUA, ajudando a conter os salários. Da mesma forma, os estímulos de política poderiam aumentar a oferta de trabalho, elevando o crescimento potencial e o desemprego. Considerando o duplo mandato do Federal Reserve, uma política ótima poderia ser a de tolerar uma inflação acima da meta no médio prazo enquanto o mercado de trabalho se normaliza. Como resultado, a taxa de juros poderia ficar por mais tempo abaixo de seu nível neutro. Não menos importante, evidências de um crescimento potencial mais baixo significam que a nova taxa de juros de equilíbrio poderia também ser menor que seu padrão histórico.
Desemprego de curto prazo é variável central. Diferentemente, no entanto, o desemprego de curto-prazo, o componente mais importante para a inflação nos EUA, não mostra mais folga na economia. Mesmo considerando uma maior tolerância à inflação no médio prazo, estudos recentes do FED mostram que a resposta ótima de taxa de juros a um cenário de normalização da inflação continua sendo a mesma. Neste caso, eventuais mudanças estruturais, que diminuem a oferta de mão de obra e reduzem a taxa de desemprego, apenas reforçam um cenário em que a alta da taxa de juros possa acontecer mais cedo que o esperado. Além disso, há cada vez mais evidências de que os custos de uma política monetária excessivamente acomodatícia superam os benefícios em termos de riscos financeiros e, não menos importante, um menor crescimento potencial não necessariamente se traduz em menor taxa de juros neutra. Neste caso, as treasuries de 10 anos poderiam estar operando mais próximas ao patamar de 3,30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário