Banner

Translate

sábado, 12 de abril de 2014

Fatos ocorrem em direções diversas

Entregando os pontos


China
A inflação reafirma sua resiliência, com o CPI avançando em sua leitura anual de março 2,40%.
Europa
A Fitch cogitou aumentar a nota de crédito de Portugal de negativa para positiva. O desempenho fiscal está acima do previsto. Trata-se da mais nova conquista lusitana. Na Alemanha, o índice de preços ao consumidor CPI subiu em março 0,3% ante o mês anterior.
A União Europeia vive momentos de ansiedade com a situação da Ucrânia. A crise de abastecimento do gás russo parece uma realidade cada vez mais próxima.
Estados Unidos
A Universidade de Michigan anunciou seu índice de sentimento do consumidor norte-americano: 82,6 pontos em abril, contra 81pontos em março. Por outro lado, o índice de preços ao produtor - PPI, subiu apenas 0,5% em março em relação ao mês anterior. A inflação é esperada, mas está longe de começar.
Brasil
Vive a angústia de sua inflação e de seu baixo crescimento. A impressão que fica é que o governo está resignado com essa situação. O marasmo da política econômica mostra que o arsenal a que seus administradores se referiam em passado recente acha-se esgotado. As concessões parecem imobilizadas pela ausência de marcos regulatórios convincentes. O desrepresamento dos preços não foi encaminhado e soa como uma ameaça quase inevitável para os agentes econômicos. As taxas de juros fazem a alegria dos banqueiros e atraem capitais especulativos derrubando o dólar a patamares ainda menores. Exportadores já não sabem o que fazer. O quadro é de abandono econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário