Banner

Translate

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Road Show na Europa e EUA

Há amplo interesse em renda fixa e cautela
no mercado de ações
Contribuição de Roberto Padovani, Economista Chefe da Votorantim Corretora. roberto.padovani@votorantimcorretora.com.br
Há amplo interesse em renda fixa e cautela no mercado de ações
Foram mais de 60 clientes com diferentes perfis e que atuam nos mercados de renda fixa e variável.
Condições de liquidez são favoráveis. O ambiente externo não é negativo para os emergentes. Apesar das dúvidas em relação ao crescimento na China e à mudança de viés de política monetária nos Estados Unidos, a liquidez continua elevada e há disposição em se assumir riscos.
Crise de confiança em relação ao País persiste. Mesmo que no curto prazo sejam reconhecidos alguns sinais de mudança na estratégia de política econômica, a perda de credibilidade é profunda e duradoura. Dúvidas gerais sobre o financiamento externo dos mercados emergentes, associadas a fatores locais, como incertezas sobre a estabilidade das regras e baixo crescimento, ainda influenciam negativamente a confiança dos investidores. Contribui para este cenário a possibilidade de um racionamento de energia, gerando dúvidas adicionais sobre o crescimento e inflação. Neste ambiente, os investidores aguardam resultados concretos, como uma taxa de inflação mais baixa, crescimento maior e melhores resultados fiscais e em contas externas. Há também o temor de que a reorientação de política econômica não seja mantida. Da mesma forma, o ciclo político entrou definitivamente no radar dos investidores.
Renda fixa atrai capitais. Apesar das desconfianças, segue a avaliação de que a economia brasileira não caminha para a ruptura, o que poderia ameaçar de modo mais claro a capacidade de pagamento das empresas. Neste ambiente, a remuneração relativa no mercado de títulos mais que compensa os riscos e mantém a atratividade do País. O investidor externo também mostra interesse nos mercados locais de juros e câmbio. As principais restrições ocorrem pela oferta: volatilidade cambial, alta dos juros e menor crescimento doméstico limitam emissões locais.
Investidor de renda variável permanece avesso ao risco. Ainda que o ambiente global favoreça a volta dos fluxos em renda variável e os investidores acreditem que boa parte do pessimismo local já esteja precificada, persistem as dúvidas sobre a estabilidade de regras e sobre as condições de crescimento, o que afeta o retorno esperado das empresas. De modo geral, o mercado deve ser guiado por eventos, como eleições e racionamento: persiste o temor de que a economia caminhe para uma recessão, embora a possibilidade de alternância política possa limitar os cenários mais negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário