Banner

Translate

domingo, 10 de abril de 2011

100 dias da presidente Dilma

Brasil volta a ter credibilidade nestes 100 dias de governo Dilma
Veículo: Agência IN  -  Data: SÁB, 09 DE ABRIL DE 2011 07:00
Articulista: Maria de Lourdes Chagas
A presidente Dilma Rousseff completará 100 dias de governo neste domingo (10), uma data simbólica que é tradicionalmente marcada por balanços. Diante desta data a Agência Investimentos e Notícias entrevistou o especialista Celso Grisi, diretor presidente do Instituto de Pesquisas Fractal, empresa que desenvolve pesquisas e estudos mercadológicos para instituições financeiras.
Para Grisi nestes 100 dias de governo Dilma houve um aumento da credibilidade entre os investidores, além de uma recuperação da imagem brasileira. “O conjunto de medidas anunciadas para conter o consumo no País e aliviar pressões sobre a inflação são positivas, mostrando que somente a elevação da taxa Selic não deve ser o único instrumento para conter a inflação”, avalia.
O executivo ressalta que diante do descompasso entre oferta e demanda um dos grandes desafios para o governo Dilma no curto prazo é o controle da inflação. Para ele, a pressão maior vem por parte do setor de serviços.
Cabe comentar que o Ministro da Fazenda, Guido Mantega disse na última quinta-feira (7) que a inflação deve ceder a partir de abril, quando chega ao fim o período das chuvas e da entressafra. Além disso, o item serviços também já estaria dando sinais de queda quando se observa a variação do IPC-S. “Nós estamos vigilantes e vamos tomar medidas em relação a isso, mesmo sabendo que daqui a pouco essa inflação de alimentos está caindo”, disse o ministro.
Alguns aspectos merecem destaque nestes 100 dias de governo Dilma. Dentre, eles Grisi comenta que o investimento voltou a crescer com força no começo de 2011 e os números indicam que a expansão da capacidade produtiva segue firme na economia, além disso a presidente deu início ao seu governo apresentando disposição no front fiscal, um dos pilares da política de combate à inflação.
Diante de um conjunto de medidas a agência de classificação de risco Fitch elevou a nota de risco soberano do Brasil de "BBB-" para "BBB", com perspectiva estável. “Este é um governo que mantém as conquistas”, friza o executivo.
Ainda como destaque os bons índices de aprovação popular do governo divulgados pela pesquisa Ibope/CNI, onde o governo da Presidenta Dilma é aprovada por 83% dos brasileiros. Para 56% dos brasileiros sua gestão e considerada ótima ou boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário