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sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fusões e aquisições, outra vez

Rombo no País foi decisivo para venda
Veículo: Estadão.com  -  Data: 15/04
Rodrigo Petry - O Estado de S.Paulo
Os problemas do Carrefour com erros nas práticas contábeis de suas operações no Brasil, que causaram despesas extraordinárias superiores a R$ 1,2 bilhão, contribuíram para a varejista francesa vender 49% do banco próprio ao Itaú, segundo especialistas. Além do reforço no caixa da companhia, o Itaú deverá impor uma nova política de concessão de crédito à base de 7,7 milhões de contas.
"O Carrefour não vinha bem no Brasil e o rombo (de R$ 1,2 bilhão) foi decisivo para a venda de parte do banco. A varejista vai enxugar a operação e os custos e aumentar a rentabilidade da operação de crédito", destacou o diretor-presidente do instituto de pesquisa Fractal, Celso Grisi. Segundo ele, a partir da terceirização das operações de crédito, o Carrefour vai ampliar sua competitividade nesse segmento, além de reduzir seus custos de captação (funding) para o financiamento aos clientes.
O consultor de varejo da Mixxer, Eugênio Foganholo, também avalia que os recursos chegam para fortalecer o caixa da companhia, ampliando a rentabilidade das operações, sobretudo pela expertise do banco na gestão de carteiras de crédito e riscos de inadimplência. "Os bancos querem participar de todo tipo de movimentação financeira e o varejo é um importante motor de crescimento", disse.
Em nota à imprensa, o Carrefour informou que a venda da participação de 49% do BSF Holding, que controla o negócio de serviços financeiros e seguros, "aumentará significativamente a competitividade do Carrefour nos hipermercados" no País. A empresa informou que a transação deve ser concluída até o fim do ano e está sujeita a aprovações regulatórias, principalmente pelo Banco Central.

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